Posso utilizar o Chat GPT para gerar conteúdo SEO para o Google?

Posso utilizar o Chat GPT para gerar conteúdo SEO para o Google?

O que é SEO?

SEO significa “Search Engine Optimization” (Otimização para Mecanismos de Busca). São práticas e técnicas que tem o objetivo de melhorar a relevância de um site nos resultados orgânicos (não pagos) dos mecanismos de busca, como o Google, Bing e outros.

O que é Chat GPT?

ChatGPT é um chatbot com tecnologia de IA que permite aos usuários simular conversas semelhantes às humanas com uma IA.

Esse aprendizado é alimentado por muitos dados e técnicas de programação, para fazer previsões sobre como utilizar palavras de maneira significativa.

Ele pode ser usado como assistente virtual, realizando tarefas simples e respondendo perguntas. Também pode gerar código padronizado para desenvolvedores, fornecer suporto ao cliente, gerar conteúdo, dentre outras finalidades.

O Google pode penalizar o site que gerou conteúdo pelo Chat GPT?

Segundo o artigo do próprio Google, que faz orientações sobre o conteúdo gerado por IA, o fator determinante para uma boa classificação é o CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE, não importando como ele foi gerado.

Tal qualidade é o que o Google chama de E-E-A-T (Experiência, Autoridade e Confiabilidade).

Ou seja, para obter um bom rankeamento, você precisa demonstrar autoridade e experiência sobre tal assunto, utilizar referências e links externos, conectar o conteúdo ao restante do site etc. Não tem diferença para o Google se ele foi criado inteiramente por humanos ou com o auxílio do Chat GPT.

O único caso onde há violação das políticas de spam, é quando se gera conteúdo com o objetivo de manipular os resultados de pesquisa.

Dicas para o conteúdo gerado por CHAT GPT

1- Evite usar palavras-chave competitivas

É muito difícil concorrer com portais, jornais e agências que já possuem uma equipe de redação e expertise para criar conteúdos de qualidade e originais. Quanto mais alternativas as palavras-chave, mais chances o seu artigo gerado por AI terá de se destacar.

2- Escreva sobre assuntos do seu interesse

Ao escrever artigos e textos que você domina, é mais provável que fornceça informações mais interessantes e relevantes. Muitas vezes a ferramenta de AI poderá falhar e se você não possuir conhecimento sobre o assunto, poderá estar fornecendo informações erradas. Isso desestimula o usuário a continuar em seu site, gerando menos engajamento.

3- Utilize o Chat GPT como uma ferramenta auxiliar

Para que o conteúdo seja relevante, original e bem desenvolvido é importante que seja escrito com a suas palavras. O CHAT GPT poderá servir como uma ferramenta que irá auxiliá-lo e ajudá-lo a como organizar suas ideias e elaborar o conteúdo. Um “Ctrl+C e Ctrl+V” provavelmente será indiferente ao Google e não lhe trará bons resultados no rankeamento de pesquisas.

Desvantagens da utilização do Chat GPT

Apesar de ser uma ferramenta incrível e promissora, existem certas limitações no uso do chat GPT.

Ele não gera textos com sentimentos e emoções e não pensa como os humanos, diminuindo a conexão com o usuário/cliente. Além disso, pode fornecer textos errados, imprecisos ou sem sentido, o que torna necessária a revisão e validação do redator.

Outro problema de escrever o conteúdo baseado inteiramente no CHAT GPT, é o risco de ser acusado como duplicado, o que não é bom para o SEO.

Conclusão

Em resumo, o uso da ferramenta de AI é excelente para auxiliar em como formular o artigo/post, tirar dúvidas, pesquisar palavras-chave, obter ideias de conteúdo e esboços do blog, gerar meta descrições etc.

Porém, o conteúdo precisa ser escrito e revisado por humanos, que dará relevância, precisão e originalidade ao seu site/blog, para que ele alcance os melhores resultados nos mecanismos de busca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *