Dicas para designers: 9 formas de estimular a criatividade

O ócio criativo é comum e faz parte do processo de design, portanto, é muito importante encontrar formas e estratégias de lidar com isso.

Embora a criação do design seja feita digitalmente, a inspiração para designers não se limita ao que está na tela. Você pode se inspirar na introspecção, nas relações sociais, no ambiente, na música, na natureza e na arquitetura. Ao observar e interagir com o mundo ao seu redor, você pode despertar sua criatividade.

Para web designers, o processo de design envolve a consulta do cliente, o conhecimento do setor e do produto e a realização de pesquisas com usuários. Essas etapas estabelecem uma base sólida para que as escolhas criativas de design surjam posteriormente.

Depois de estabelecer as bases, começa a busca pela criatividade. Aqui predominam a paciência e a experimentação. Estar com a mente aberta e relaxada incentiva novos horizontes e ajuda a formar novas ideias. Você pode tentar escrever um diário, buscar inspirações em outros designers, criar um quadro de inspiração ou simplesmente fazer uma pausa para descansar e se reconectar. Manter esse estado por tempo suficiente te convida ao universo da inspiração, o que transporta o design comum em um design incrível.

Aqui estão 10 dicas pra te ajudar a inspirar:

1. Busque um novo estilo de design

Buscar novos estilos de design podem mostrar estratégias ou técnicas que você pode aplicar a projetos em andamento. Você pode explorar estilos de design gráfico renomados, além do trabalho de designers gráficos famosos, que oferecem uma rica perspectiva sobre como outros criativos manipulam princípios de design para criar designs inovadores.

2. Movimente-se

Praticar qualquer atividade física ajuda a deixar o cérebro mais criativo e aberto e menos racional e fechado. O exercício também oferece oportunidades de observar e inspirar-se em sinalizações cativantes, outdoors, estruturas interessantes e pessoas de personalidades únicas que você encontra quando está fora de casa.

3. Converse com outras pessoas

Às vezes, uma boa sugestão, uma pergunta desafiadora ou até mesmo um comentário aleatório de alguém pode desencadear uma nova ideia. Para muitos designers, a troca de ideias com outras pessoas é uma parte muito importante no processo de design. Porém, o home office pode apresentar desafios para estas obter essas interações. Quando o network e a troca de ideias com parceiros profissionais ou amigos não são viáveis, entrar em uma comunidade de design online oferece uma ótima alternativa para interagir com outras pessoas.

5. Entre em contato com a natureza

A inspiração do design na natureza pode influenciar as paletas de cores, texturas , formas e padrões. É importante observar as formas e padrões encontrados na natureza, como a simetria de uma flor, a mandala em uma teia de aranha ou o padrão hexagonal de um favo de mel, e usá-las como inspiração para seus designs. Estude o trabalho de outros designers que se inspiraram na natureza, como Vincent van Gogh ou Georgia O’Keeffe . Veja como eles usaram elementos naturais em suas composições e pense em como você poderia incorporar técnicas semelhantes em seu próprio trabalho. Observe as tonalidades harmoniosas das cores presentes na natureza, como uma forma de inspiração: no céu, nas folhas das árvoes, no mar, nas penas dos passarinhos etc.

6. Ouça música

A criatividade depende de criar novas conexões entre ideias. Às vezes, essas abrangem dois ou mais sentidos – pense em uma combinação de cores percebida como forte ou em uma emoção como agridoce. Mergulhe em artistas ou playlists que ressoam com a identidade de uma marca — isso pode enriquecer e aprofundar seu processo de design, mergulhando você em paisagens sonoras que provocam emoções, contam histórias e despertam novos horizontes.

7. Crie um quadro de inspiração

Quando a tela digital te sufoca, a solução pode estar em uma tela maior e mais maleável. Um quadro de inspiração (ou quadro de humor) convida você a explorar a aparência desejada de um design por meio de diferentes combinações de cores, fontes e layouts em uma escala maior. Para ideias de quadros de inspiração e exemplos de quadros, acesse Pinterest ou Really Good Designs .

8. Observe a arquitetura

Arquitetura e web design possuem um forte ligação. Os arquitetos são especializados em construir espaços físicos que unam a estética e funcionalidade, e os web designers buscam o mesmo no mundo digital. Ao explorar diversos estilos arquitetônicos, você pode abordar seus projetos de diferentes perspectivas. As formas e padrões geométricos predominantes nos edifícios podem inspirar um logotipo de tecnologia, ou os ângulos retos na arquitetura contemporânea podem informar o design de um site minimalista .

9. Navegue na internet

A internet é um recurso tão amplo para designers que o problema não é a falta de ideias – é navegar nessa grande quantidade de informações. Ideias demais podem acabar poluindo sua cabeça, fazendo-o desfocar do seu objetivo. É importante se concentrar em apenas alguns sites de alta qualidade, o que te ajuda a gerenciar essa enxurrada de ideias. Sites como o AwwwardsDribbbleBehanceWebflow e Pinterest são ótimos aliados, ideais para inspiração em web design.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *