Dicas de modelos de portfólio de sites que atraem mais clientes

Com a taxa média de conversão do site em 2,35%, mostrar seu trabalho não é suficiente para conquistar novos clientes.

Para atrair novos clientes pagantes como criativo, freelancer ou fotógrafo, o site do seu portfólio deve atingir vários objetivos principais: transmitir autoridade , experiência e relevância para o seu público-alvo.

Neste artigo, explicaremos como você pode criar um site de portfólio que:

  • Mostra que você entende seu público
  • Demonstra sua experiência e conhecimento
  • Incentiva os visitantes do site a ações lucrativas

Iremos nos aprofundar nos componentes de um site de portfólio de sucesso, discutindo erros comuns e como evitá-los. Também compartilharemos sete modelos de sites de portfólio de alta conversão que você pode roubar e editar de acordo com seu serviço ou negócio exclusivo.

A estratégia por trás de um modelo de site de portfólio

Muitos freelancers não conseguem criar um site de portfólio de alta conversão porque gastam muito tempo procurando modelos e construtores de sites para criar um site que seja “moderno”, “ousado” ou “legal”.

Seu processo de pensamento pode ser o seguinte:

  • Se eu mostrar meu trabalho, os clientes entrarão em contato comigo se gostarem.
  • Meu portfólio de sites pessoais deve ser ótimo para que eu possa cobrar taxas mais altas e atrair clientes ideais.
  • Outros influenciadores no meu espaço fazem isso dessa forma, então eu deveria fazer algo semelhante.

No entanto, esta abordagem não significa que conseguirão mais clientes, pois em muitos casos, não conseguem comunicar diretamente com o seu público-alvo porque o website do seu portfólio é demasiado genérico. Como diz o ditado:

“Tente agradar a todos e acabará não agradando a ninguém.”

Saber quem você está almejando em seu site e quem você deseja que seu portfólio agrade é essencial para criar um site de portfólio eficaz e de alta conversão.

Com isso em mente, a melhor maneira de abordar o design de um site de portfólio é começar do zero e se perguntar:

  • “Quem são os clientes que estou tentando atingir?”
  • “O que eles querem ver?”
  • “Como posso demonstrar minha experiência neste nicho para aquele indivíduo específico?”

Depois de responder a essas perguntas, pense em outra:

“Qual é o melhor modelo de site que me trará mais ____ clientes?” (preencha o espaço em branco com o seu público-alvo).

Isso ocorre porque o portfólio do seu site como um todo fala muito mais alto do que qualquer exemplo de trabalho de cliente em seu portfólio. Seus clientes presumirão inconscientemente que você criará algo semelhante ao modelo de portfólio de seu site pessoal para eles.

Dito isto, os melhores sites de portfólio não são “excessivamente projetados”.

Eles são de marca, sim.

Mas eles orientam o usuário em suas perguntas e as respondem antes que ele tenha tempo de pensar nelas.

Por exemplo, modelos de temas minimalistas geralmente têm taxas de conversão e inscrição mais altas do que portfólios fortemente projetados porque são mais fáceis de interagir com o leitor:

4 etapas principais para construir um site de alta conversão

1. Posicione o site do seu portfólio

Posicionar o site do seu portfólio é como você o apresenta ao visualizador. É como eles percebem o seu serviço, se ele é relevante para as necessidades deles e como ele se compara aos seus concorrentes.

Este é o fator mais importante ao criar um site de portfólio de alta conversão . É também o mais difícil de dominar, pois o posicionamento vem de uma combinação de texto, design, imagens e branding.

Aqui estão alguns exemplos de posicionamento fraco:

  • Nosso objetivo é capacitar os usuários e simplificar sua vida cotidiana
  • Construímos belos designs para marcas impactantes
  • Criamos imagens de momentos que importam

A razão pela qual estes são fracos é porque cada concorrente poderia facilmente dizer a mesma coisa. Não há nicho, nem diferenciação e parece genérico.

Os principais pontos a serem considerados ao posicionar seu serviço são:

  • É diferenciado?
  • É crível?
  • Está claro?
2. Simplifique as ações do site

O Call to Action (CTA) é a ação que você deseja que o visitante do seu site realize – é o objetivo principal do seu site de portfólio.

Talvez você queira que eles insiram seu e-mail, iniciem um chat ao vivo, preencham um formulário ou agendem uma ligação – cada um deles são CTAs separados e individuais, que precisam de consideração cuidadosa.

Infelizmente, a maioria dos criativos usa um modelo de site de portfólio com um botão de CTA que diz algo como:

  • “Vamos trabalhar juntos”
  • “Contate-nos”
  • “Iniciar um projeto”

Seguido por um formulário de contato em branco ou um simples redirecionamento para criar um e-mail.

Essa abordagem faz com que seus clientes trabalhem demais. Muitos empregadores são novos na contratação de freelancers e não sabem por onde começar. Você precisa guiá-los pela mão e dizer exatamente o que deseja que façam.

Por exemplo, se o seu objetivo é capturar novos leads em seu site, seu formulário de captura de leads pode perguntar:

  • Como posso fazer parceria com você para ajudá-lo a alcançar seus objetivos?
  • Você tem um orçamento em mente?
  • Minhas tarifas começam em $XXX. Você está bem com isso?
  • Quando você pretende começar?
  • Mais alguma coisa que você gostaria que eu soubesse?

3. Adicione depoimentos vívidos ao design do modelo de seu portfólio

Um relatório do PowerReview mostrou que, basicamente, 100% dos clientes leem comentários quando fazem compras online. (O número real no relatório era “acima de 99,9%). O site do seu portfólio deve conter depoimentos de clientes satisfeitos, explicando como você trabalhou e como foram suas entregas.

Infelizmente, os compradores inteligentes também sabem que os comentários são muito fáceis de falsificar, o que afeta a autoridade do seu site de alta conversão.

A menos que você adicione depoimentos de plataformas que exigem uma compra, a maioria dos seus clientes presumirá que os depoimentos do seu site são falsos.

Você pode evitar isso incorporando comentários de plataformas de terceiros em seu site.

Para causar impacto, você precisa incluir depoimentos detalhados que mostrem como você ajudou seus clientes a atingir seus objetivos.

Por exemplo, em vez de apenas dizer “Foi ótimo trabalhar com John”, inclua um depoimento que diga: “Graças à experiência de John, conseguimos aumentar nossas vendas em 20% em apenas três meses”.

Ao incluir depoimentos vívidos como este no design do modelo de seu portfólio, você mostrará aos clientes em potencial exatamente o que pode fazer por eles e aumentará as chances de eles contratá-lo para o próximo projeto.

Melhor ainda, tente obter depoimentos em vídeo. Os depoimentos em vídeo trazem ao site do seu portfólio uma textura e autenticidade que é impossível imitar sem eles. Ver clientes reais e satisfeitos falando sobre sua experiência positiva ao contratar você é uma das melhores etapas de otimização de conversão que você pode tomar. Considere plataformas como WideWail para capturar e compartilhar depoimentos em vídeo.

4. Escolha seletivamente o trabalho do cliente para o portfólio do seu site

Ao selecionar os projetos que você gostaria de apresentar, escolha o tipo de trabalho que deseja contratar.

Novamente, isso se resume a saber quem você está almejando e o que eles desejam ver de alguém que estão dispostos a contratar.

Isso é importante porque a pergunta número um que seus clientes em potencial terão é se você é a pessoa certa para eles.

A maioria dos criativos pensa que exibir logotipos de grandes clientes os fará parecer mais valiosos, mas isso não é verdade. Muitos clientes pensarão que você não é a pessoa certa para eles.

Em vez disso, compartilhe seu melhor trabalho com seus clientes mais relevantes.

Usando modelos de site de portfólio

É um desafio criar um site de alta conversão.

Tão difícil, na verdade, que o design do site e a otimização da taxa de conversão são um trabalho lucrativo de freelancer.

É demorado, requer conhecimento técnico e, na realidade, é difícil acertar.

É por isso que as ferramentas de criação de sites e modelos de sites de portfólio, como o Bloom.io , são opções fantásticas para freelancers não técnicos, criativos e fotógrafos que desejam uma forte presença online, mas não têm tempo ou recursos para construí-la sozinhos.

Mas, novamente, escolher um construtor de sites pode ser difícil. Você precisa de um que atenda às necessidades de um negócio criativo moderno e que também seja fácil de gerenciar e atualizar.

Ao considerar um construtor de sites ou uma plataforma para obter o modelo de site de seu portfólio, considere o seguinte:

Opções de modelo de site de portfólio

Você precisa considerar a diversidade de modelos pré-construídos das plataformas, projetados especificamente para suas necessidades. Cada criativo, fotógrafo ou freelancer tem uma oferta e um nicho únicos, e o site do seu portfólio deve refletir isso.

Interface do usuário e facilidade de uso

Você está usando um construtor de sites para acelerar o processo e evitar aprender como realmente construir um site.

Portanto, procure recursos como seções pré-construídas, ferramentas de criação de IA e funcionalidade de arrastar e soltar que podem ajudá-lo a montar seu site como LEGOs.

Páginas multifuncionais

Ao trabalhar com um diretório de modelos, você deseja ter uma ampla variedade de tipos de sites, porque nunca saberá para que tipo de trabalho poderá ser contratado.

  • Modelos de sites de portfólio – Mostre seu trabalho e ofereça seus serviços.
  • Páginas de destino/vendas – Este tipo de página é essencial para veicular anúncios. Você precisa que o posicionamento e a oferta sejam exatamente o que foi anunciado.
  • Comércio eletrônico – crie uma loja online, conecte-se ao Stripe e venda online sem taxas de transação de plataforma.
  • Assinaturas – lance uma plataforma de adesão com usuários pagantes e uma experiência fechada.
  • Blogs – Encontre modelos e crie um blog em segundos com um CMS totalmente integrado.

Crie e gerencie vários sites

Você pode descobrir que, depois de criar um site, precisará de mais – do mesmo tipo ou de diferentes. Principalmente se você cria sites para clientes, precisa de um construtor de sites com diversos modelos onde possa gerenciar tudo em um só lugar.

De qualquer forma, o construtor de sites deve oferecer a liberdade de duplicar, editar e gerenciar sites nos quais você trabalhou anteriormente, economizando horas de trabalho para você e seus clientes em novos projetos.

Servidor e hospedagem

Estabilidade, velocidade, tempo de atividade e otimização de SEO do modelo escolhido e da ferramenta de criação de sites são fatores cruciais que afetarão a percepção que o cliente tem de você e de sua marca. Não apenas os clientes em potencial deixarão o seu site, mas a classificação orgânica e a eficácia do anúncio serão drasticamente afetadas.

Preço do serviço

O preço é uma consideração óbvia e, para uma plataforma abrangente que oferece cada um dos recursos acima, muitas vezes você pagará bem acima de US$ 50 por mês.

Empacotando

O site do seu portfólio costuma ser a primeira impressão que seus clientes terão de você. Isso significa que deve ser bom. Deve estar limpo. Deve ser relevante e, acima de tudo, deve dar ao seu cliente-alvo o que ele procura.

Ao focar no modelo de portfólio de site certo, posicionar o portfólio de seu site, tornar o CTA fácil e atraente, adicionar depoimentos vívidos e escolher seletivamente o trabalho do cliente, você pode aumentar suas chances de contratar mais clientes.

 

Artigo traduzido de Dribbble

Escrito por Kati Vervack

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